QUEM SOMOS

 

A cada três anos a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB realiza eleições para mudança de seu quadro administrativo. Neste período é comum a realização de pesquisas eleitorais por parte das chapas com o objetivo de traçar estratégias e mapear o andamento das intenções de votos.

A Cuali Pesquisa e Sistemas tem experiência na realização de pesquisas eleitorais para candidaturas da OAB e atua em todo os Estados do Brasil, inclusive para subseções.

Como é feita uma pesquisa eleitoral para a eleição da OAB?

O método de pesquisa eleitoral comumente utilizado neste caso é o telefônico, por meio de pesquisadores treinados e com experiência na aplicação de questionários eleitorais. Esta metodologia além de permitir aplicação em todo o território nacional sem a necessidade de deslocamento de equipes de pesquisadores possui rígidas técnicas de checagem e garantia de qualidade dos resultados.

A quantidade de entrevistas que se deve fazer em uma pesquisa para uma eleição da OAB depende da margem de erro esperada, do tempo disponível para execução da pesquisa e do orçamento. De uma maneira geral, para uma pesquisa estadual se recomenda pelo menos 300 entrevistas o que corresponde a 5,8% de margem de erro em um intervalo de confiança de 95%.

Sobre a quantidade de pesquisas que se deve fazer durante as eleições recomenda-se que deva ser realizado um planejamento com antecedência para realização de uma quantidade de pesquisas que permita verificar o desenvolvimento das intenções de votos, evolução dos candidatos e identificar tendências ao longo do pleito.

Pesquisas Qualitativas como fontes complementares de informação para o pleito eleitoral

Anterior as eleições, recomenda-se também realização de pesquisas qualitativas (entrevistas em profundidade ou grupos focais) afim de avaliar possíveis candidaturas e identificação de fortalezas e fragilidades, além de mapeamento das necessidades e anseios dos votantes.

Para tomadas de decisão mais acertadas é importante ter as melhores e mais confiáveis informações. A Cuali Pesquisa e Sistemas é uma empresa referência em pesquisa eleitoral e oferece um serviço que atenda às suas expectativas dentro da sua realidade.

 

Dúvidas sobre pesquisas? Fale Conosco!

(85) 3045 7080
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

CUALI

Quem já conhece a Cuali

Blog

Espaço Cuali