QUEM SOMOS

 

Para realização de pesquisas com grupo focais as empresas costumam realizar o trabalho de recrutamento de pessoas. Por não ser algo tão usual, por vezes quem é convidado para esse tipo de pesquisa tem dúvidas em relação ao objetivo e a utilidade desta atividade. Buscando solucionar este problema, apresentamos as principais dúvidas e questões sobre o que é o recrutamento e o que fazer quando se é convidado para participar.

 

WhatsApp_Image_2018-05-30_at_18.26.05.jpeg

 

O que é um Grupo Focal?

 

Grupo focal é uma técnica de pesquisa que busca analisar as representações resultantes da interação de um grupo de pessoas orientados por um roteiro preliminar. Por vezes essa orientação é dada por meio de um moderador ou pesquisador presente na dinâmica interativa. Os participantes são estimulados a darem suas opiniões e avaliarem questões relativas a pesquisa que se desenvolve.  

 A composição de um grupo focal busca apreender as percepções representativas de pessoas que estão inseridas em determinados segmentos da sociedade (grupos, classes sociais, instituições). Para que isso se realize é importante que as pessoas que participam dos grupos focais sejam pertencentes ao grupo que se deseja analisar.

 

Papel do recrutador

 

Neste caso, o papel do recrutador ganha relevo já que este é o profissional que seleciona os participantes para a realização da pesquisa. Geralmente, a abordagem é realizada de duas formas: pessoalmente ou por ligação. Em ambas as abordagens o recrutador deverá no mínimo apresentar ao participante o tema da pesquisa, o local e data que o grupo irá ocorrer, o incentivo (caso a pesquisa disponibilize, geralmente ajuda de custo) e empresa ou instituição a qual ela representa. Por vezes é realizado uma pré-entrevista para analisar se a pessoa está ou não dentro do perfil desejado do grupo focal. Também é importante saber que não é obrigatória a participação, contudo, convém avisar a ausência com antecipação ao recrutador.

 

O que fazer caso seja convidado para um grupo focal?

 

Caso tenha sido convidado a participar de um grupo focal é importante verificar os dados fornecidos pelo recrutador para confirmação das informações e da legitimidade do processo de pesquisa. Vale destacar a importância de confirmar as informações fornecidas pelo recrutador tais como a empresa que o recrutador representa e o local onde ocorrerá o grupo focal. Caso tenha dúvidas sobre o incentivo, contacte a empresa ou instituição responsável pela pesquisa.

 

O mercado de pesquisa possui uma vasta gama de empresas que fornecem apoio para o serviço de recrutamento. Verificar a idoneidade da empresa geralmente é um passo simples. Verificar o site da empresa na internet, redes sociais ou até mesmo ligar para empresa para esclarecer sobre a pesquisa e a atividade para qual foi convidado é uma boa forma de verificar a legitimidade e a segurança do trabalho para o qual você foi convidado a participar.

 

Se desistir de participar da pesquisa é importante avisar com antecedência sobre a falta para que o recrutador tenha tempo hábil para chamar outro participante que preencha o perfil desejado. Verificado os dados, chegue ao local da pesquisa com antecedência, confirme seu nome e ótima pesquisa. É uma experiência única!

CUALI

Quem já conhece a Cuali

Blog

Espaço Cuali