QUEM SOMOS

Entrevista em profundidade

 

Muitas empresas e instituições utilizam entrevistas em profundidade como técnica de pesquisa para compreender as mais diversas questões, desde avaliação de imagem até teste de aceitação de produtos e etc. Neste caso, esta metodologia ganha relevância ao pôr em relevo a percepção individual das pessoas para resolução das mais diversas problemáticas que podem ser exploradas na pesquisa.

 

As entrevistas em profundidade geralmente envolvem etapas de recrutamento e da realização da entrevista em si. Compreender o que é esta técnica e o que se trata as principais etapas é importante tanto para quem contrata este serviço quanto para quem participa desse método de pesquisa.

 

O que é uma entrevista em profundidade?


A entrevista em profundidade é uma técnica de pesquisa qualitativa em que o pesquisador através de uma experiência presencial ou semipresencial - via internet ou telefonema - realiza perguntas baseadas e em roteiro livre ou semiestruturado a um entrevistado.

 

A escolha por essa técnica pode ser dada por diversos fatores. Entre os principais destacam-se a dificuldade de acesso aos entrevistados, necessidade de um aprofundamento das percepções dos indivíduos ou quando a interação entre pessoas é desaconselhável.

 EPBLOG.jpeg

Como funciona o recrutamento para Entrevistas em Profundidade?

 

O convite para participar de uma entrevista em profundidade pode variar de acordo com cada projeto de pesquisa. De forma geral, o “recrutamento” é realizado seja por convite presencial ou mesmo através de e-mail ou telefonema. Para este tipo de pesquisa, há uma preferência maior por manter uma relação pessoal entre quem convida para a entrevista e o participante para fortalecer a confiança e dar tranquilidade ao entrevistado.

 

Busca-se, nesta etapa da pesquisa, apresentar ao entrevistado as linhas gerais do que se trata a entrevista, agendar data e hora onde será realizado a entrevista, além de informações que sejam importantes ao escopo da pesquisa.

 

Como funciona a entrevista em profundidade?

 

No momento da entrevista é reiterado as condições da entrevista. Questões como a gravação das entrevistas, duração e assinatura de termos de consentimento podem ser apresentados a depender do projeto de pesquisa.

 

O pesquisador realiza perguntas livres ou orientadas por um roteiro semiestruturado. O tempo da entrevista varia de acordo com cada projeto de pesquisa. No entanto, não é recomendável entrevistas com duração maior do que duas horas.

CUALI

Quem já conhece a Cuali

Blog

Espaço Cuali