A Cuali entrevistou os fortalezenses e moradores da Região Metropolitana a fim de conhecer a intenção de empreender entre a população.
Segundo a pesquisa, o “Não” ganha do “Sim”, ou seja, 44,3% dos entrevistados afirmaram que não pretendem abrir o seu próprio negócio nos próximos dois anos enquanto que 37,0% declaram que possuem a intenção.
Aqueles que não declaram intenção em abrir um negócio próprio, são, na maioria, das classes socioeconômicas A, B e C. Já a classe D apresenta maior intenção de empreender (56,8%).
O desejo de empreender da classe D pode ser resultado da intenção de ascensão social e de melhores condições de vida que, supostamente, um “negócio próprio” pode representar para essa parcela da população. Contudo, ressaltamos que a pesquisa não englobou as motivações para empreender.
A idade mostra-se como um fator limitante na intenção de empreender entre os entrevistados, (supostamente a aposentadoria também pode contribuir para o desestímulo para empreender), entre aqueles com 55 anos ou mais, a intenção de empreender tem uma queda comparada com indivíduos de outras faixas de idade.
Realizando o cruzamento entre a intenção de empreender e a ocupação principal atual dos entrevistados, constata-se que os “Autônomos” são aqueles que mais desejam empreender com 47,1%. Em segundo lugar, entre aqueles que desejam empreender estão os “Empregados do setor privado” (26,2%).
Ao analisar a intenção de empreender segundo o grau de instrução dos entrevistados, percebe-se que os respondentes com “Ensino Fundamental Completo” estão mais propensos a empreender (40,5%), no cotejo com os de nível superior completo (13%).
Fato que também poder ser resultando do desejo de ascensão social que um “negócio próprio” pode proporcionar.
Sobre a pesquisa
Foram entrevistadas 400 pessoas em Fortaleza e Região Metropolitana em outubro de 2017. A margem de erro é de 4.8% para um intervalo de confiança de 95%.
Para conferir outros resultados de pesquisas que a Cuali realiza basta acompanhar nosso blog e redes sociais.
Onde foi destaque
Nosso estudo foi destaque no Portal Focus.Jor:
Quer conhecer mais sobre os fortalezenses?
A Cuali é uma empresa de pesquisa localizada em Fortaleza que atua em todo o país realizando projetos de pesquisas qualitativas e quantitativas customizadas para os seus clientes.
Se tiver interesse em conversar sobre como uma pesquisa pode ajudar seus negócios é só entrar em contato conosco.