QUEM SOMOS

 

A classificação socioeconômica brasileira é regida pelo Critério Brasil. Ele foi criado para definir uma estratificação apropriada e padronizada da população em classes socioeconômicas com relação ao consumo de bens. Ele é regido pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas) e sofre mudanças ao longo dos anos para se manter atualizado quanto a dinâmica da sociedade brasileira.

 

A última atualização metodológica do Critério Brasil entrou em vigor em 2015. As principais alterações foram a substituição da renda declarada pelas variáveis indicadoras de renda permanente e o uso da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE que amplia a abrangência e a realidade da ferramenta. Isso foi feito com a intenção de que o Critério Brasil continuasse a identificar de forma mais realista o potencial de consumo dos lares do Brasil.

 

O Critério Brasil se baseia no estudo sobre Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil, dos professores Wagner Kamakura (Rice University) e José Afonso Mazzon (FEA /USP). O estudo se baseia na classificação de 35 variáveis indicadoras de renda permanente (como educação, condições de moradia, acesso a serviços públicos, posse de bens duráveis e ativos financeiros e não financeiros) para determinar o potencial de consumo dos domicílios em relação a 20 categorias de produtos e serviços (dentre elas, alimentação no domicílio e fora de casa, artigos de limpeza, vestuário e saúde e medicamentos).

 

 

CCEB20151

CUALI

Quem já conhece a Cuali

Blog

Espaço Cuali