QUEM SOMOS

 

Sobre a pesquisa

 

A Cuali Pesquisa em um estudo inédito realizado no estado do Ceará, questionou a população sobre a temática do preconceito. A pesquisa teve abrangência estadual, foi realizada com cearenses maiores de 18 anos e de todas as regiões do estado.

 

 

Você tem preconceito?

  

Os entrevistados foram questionados, dentre outras perguntas, se possuem preconceitos, apenas 3% admite que possui preconceitos, outros 97% citam que não possuem preconceitos.

 

Já quando questionados se conhecem alguma pessoa que possui preconceitos, 37%, aproximadamente, ressaltam que conhecem alguém preconceituoso, contra 63%, aproximadamente, que dizem não conhecer.

 

Realizando uma análise cruzada com a renda dos respondentes, percebe-se que aqueles de maior renda (renda familiar a partir de 5 salários mínimos) são os que mais conhecem alguém preconceituoso, 75,8% deste público cita conhecer alguém preconceituoso.

 

Aqueles que citaram conhecer alguém preconceituoso foram questionados sobre qual o seu grau de relacionamento/proximidade com a pessoa preconceituosa que conhecem, a maioria dos apontados como preconceituosos são vizinhos/conhecidos do bairro com 38,5%, em segundo lugar amigos com 29,3% e em terceiro lugar familiares com 24%. Além disso, foram citados colegas de trabalho com 5,6%, colegas de escola/universidade com 1,6% e outros com 1%. 

 

Quando você pensa em preconceito qual a primeira palavra que vem à sua mente? Os cearenses também foram questionados com essa pergunta, a nuvem de palavras abaixo representa as respostas da população. 

 

 Fonte: Cuali Pesquisa - Percepções sobre preconceito - Julho 2021

 

Em termos percentuais, percebe-se que o termo preconceito é associado sobretudo à causa racial, com palavras associadas com o tema ocupando as primeiras possições: racismo 24,9%, Negro/negra 8,5%, cor 7,5%. Palavras associadas ao preconceito de sexualidade são pouco citadas no comparativo às associadas ao preconceito racial.

 

Precisa de uma pesquisa de mercado ou opinião pública?

 

Para tomadas de decisão mais acertadas é importante ter as melhores e mais confiáveis informações. A Cuali Pesquisa e Sistemas é uma empresa referência em pesquisa mercadológica e de opinião pública.

 

Dúvidas sobre pesquisas? Fale Conosco!

(85) 3771 7968
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CUALI

Quem já conhece a Cuali

Blog

Espaço Cuali